domingo, 17 de outubro de 2010

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil - Etapas 11 e 12

As etapas de número 11 e 12 da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil aconteceram nos dias 16 e 17 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba. Confira abaixo um pequeno resumo do que melhor aconteceu nas corridas.

11ª ETAPA:
Dessa vez, o piloto da Tekbond Ricardo Baptista levou a melhor. Ele ocupava o terceiro lugar na corrida mas, no último minuto, ficou com a vitória na corrida. Durante 12 das 19 voltas da corrida, Baptista andou em quarto, lutando muito para ultrapassar Tom Valle. Assumiu a terceira colocação e, na última volta, foi presenteado com a vitória.

Alex Barros, segundo colocado durante toda a corrida, acabou jogando o então líder Ricardo Rosset para fora da pista após uma tentativa de ultrapassagem. Barros recebeu a bandeirada em primeiro, mas nem comemorou: tinha certeza de que seria punido pela direção de prova. Com a punição a Barros, Rosset ficou em segundo lugar e Valle em terceiro.

A corrida foi emocionante e teve brigas por praticamente todas as posições. Da primeira à última volta, Rosset e Barros andaram juntos, disputando acirradamente pela liderança. Em seguida, vinham Valle e Baptista lutando pelo terceiro lugar.

Rosset resistia aos ataques de Barros - a diferença entre eles esteve entre 1 e 3 décimos durante a maior parte do tempo. Na volta final, Barros vislumbrou a possibilidade de ultrapassar Rosset por dentro, na entrada do S de Alta. Mas Rosset manteve sua trajetória e os dois carros se tocaram. Rosset levou a pior: rodou e saiu da pista, mas conseguiu voltar em terceiro, depois de perder também o segundo lugar para Baptista. Alex recebeu a bandeirada, mas não fez qualquer comemoração. Depois da corrida, ainda sem saber da punição, dirigiu-se ao pódio com uma única intenção: "Vim entregar a vitória". Informado de que não havia vencido, Alex conversou com Rosset e ambos consideraram o incidente esclarecido. Em seguida, Alex foi convidado pelos organizadores do Porsche GT3 Cup a subir ao pódio para entregar o troféu de segundo lugar a Rosset. O cumprimento entre os dois selou o desfecho amigável do episódio.

Assim como Alex, Baptista terminou a corrida sem saber da punição ao ganhador. "Eu só soube que havia vencido depois de sair do carro e conversar com meu mecânico", disse Baptista. "Essa caiu no colo, mas estou contente, é claro. Vencer é sempre melhor do que não vencer..."

Resultado final da prova 11 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil:

1) 27-Ricardo Baptista, 19 voltas em 26:58.647, média de 156,142 km/h
2) 1-Ricardo Rosset, a 0.233
3) 99-Tom Valle, 1.700
4) 63-Sérgio Ribas, a 3.235
5) 34-Maurizio Billi, a 3.744
6) 55-Marcel Visconde, a 6.176
7) 7-Clemente Lunardi, a 7.177
8) 46-Lucas Molo, a 15.299
9) 9-Guilherme Figueiroa, a 15.452
10) 4-Alex Barros, a 19.585
11) 52-Beto Posses, a 31.112
12) 10-Adalberto Baptista, a 41.573
13) 36-Charles Reed, a 41.950
14) 92-Ricardo Vianna, a 44.324
15) 11-Omilton Visconde Jr., a 47.989
16) 16-Esio Vichiese, a 1:08.310
17) 18-Danilo Fernandez, a 1:08.469
18) 81-Bernardo Parnes, a 1 volta
19) 305-Cristiano Piquet, a 13 voltas (câmbio)
20) 89-Daniel Paludo, a 19 voltas (colisão/roda traseira esquerda solta)

OBS: carro 4 punido em 20 segundos por conduta antidesportiva
Melhor volta: Alex Barros, 1:23.658, média de 159,005 km/h

12ª ETAPA:

Um presente de aniversário e um peso tirado das costas. Para Alex Barros, a vitória na 12ª prova do Porsche GT3 Cup 997, realizada neste domingo (17/10) no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), significou a permanência na disputa pelo título da temporada 2010 e uma comemoração antecipada pelo aniversário de 40 anos de idade.

No sábado, Barros havia vencido a 11ª prova, mas teve acrescidos 20 segundos a seu tempo de prova. A punição foi dada porque na última volta Barros tirou da pista o líder Ricardo Rosset numa tentativa de ultrapassagem. Com a punição, Barros caiu para o 10º lugar − posição que lhe deu a pole para a 12ª prova, já que o grid de largada da segunda prova de cada rodada dupla é estabelecido pelo posicionamento de chegada da prova anterior, invertendo-se a ordem das dez primeiras colocações. Ricardo Baptista e Ricardo Rosset, os dois primeiros colocados na 11ª prova, saíram das décima e nona colocações respectivamente.

No final, após 19 voltas sem descanso (apesar da distância "visual" não demonstrar, era no cronômetro que a batalha pelo primeiro lugar estava sendo travada), Barros venceu sua terceira corrida no ano. O resultado da prova manteve aberta a luta pelo título, com Rosset, Baptista e Barros aparecendo como os três principais candidatos a ficar com a taça.

Resultado final da prova 12 do Porsche GT3 Cup Challenge 997:

1) 4-Alex Barros, 19 voltas em 26:50.598, média de 156,922 km/h
2) 27-Ricardo Baptista, a 4.660
3) 7-Clemente Lunardi, a 6.923
4) 1-Ricardo Rosset, a 12.738
5) 34-Maurizio Billi, a 13.720
6) 55-Marcel Visconde, a 18.092
7) 99-Tom Valle, a 18.881
8) 9-Guilherme Figueirôa, a 22.660
9) 52-Beto Posses, a 32.252
10) 63-Sérgio Ribas, a 34.331
11) 305-Cristiano Piquet, a 42.976
12) 89-Daniel Paludo, a 1:01.139
13) 36-Charles Reed, a 1:01.471
14) 11-Omilton Visconde Jr., a 1:19.843
15) 92-Ricardo Vianna, a 1:19.996
16) 16-Esio Vichiese, a 1 volta
17) 81-Bernardo Parnes, a 1 volta
18) 10-Adalberto Baptista, a 3 voltas (saída de pista)
19) 46-Lucas Molo, a 12 voltas (embreagem)

TEKBOND na pista:

Como o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil é um evento fechado (não aberto ao público), somente familiares dos pilotos e alguns convidados VIP dos patrocinadores tem direito de assistir as corridas. E como nossa empresa patrocina dois pilotos, os clientes Tekbond tiveram o privilégio de assistir da pista a corrida e ver os Porsches de pertinho.

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