segunda-feira, 13 de junho de 2011

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil - Etapa Nova Santa Rita (RS)


Constantino Júnior na primeira, Ricardo Rosset na segunda. As provas do Porsche Cup realizadas no circuito Velopark ofereceram grandes emoções ao bom público que compareceu ao autódromo localizado em Nova Santa Rita (RS). Os dois primeiros colocados no campeonato ficaram com os lugares mais altos do pódio, mas pilotos como Ricardo Baptista, Clemente Lunardi e Tom Valle também se destacaram.
A primeira prova teve forte ritmo do começo ao fim. Constantino liderou de ponta a ponta, mas em momento algum teve tranquilidade, pois Rosset pressionou-o durante toda a prova; a diferença entre eles na bandeirada foi de apenas 0,6 segundo. Atrás deles, Ricardo Baptista e Clemente Lunardi protagonizaram outra disputa eletrizante pelo terceiro lugar. A vantagem final foi de Lunardi, que ultrapassou Baptista nas voltas finais.
Daniel Paludo terminou em quinto e Marcel Visconde, em sexto, depois de levar a melhor em uma briga que também teve a participação de Marcelo Franco, Maurizio Billi e Roberto Posses. Posses chegou a ficar em sexto, mas um pneu furado fez com que ele fosse o único piloto a não completar a prova.
Com o grid da segunda prova sendo formado com a inversão dos oito primeiros colocados na primeira, Maurizio Billi e Marcelo Franco dividiram a primeira fila. Antes da primeira curva, entretanto, um toque entre ambos iniciou uma série de colisões e pequenas batidas. Franco ficou fora da prova e Billi caiu para as últimas posições. Na confusão, Constantino rodou e caiu para o 14º lugar. Daniel Paludo liderou as primeiras voltas e depois foi ultrapassado por Lunardi. Depois, Rosset, que conseguiu completar a primeira volta em terceiro, assumiu a liderança.
Enquanto isso, Constantino empreendeu uma reação sensacional, subindo de posição até chegar ao terceiro lugar. Iniciou então uma disputa com Tom Valle pelo segundo lugar, até que Valle derrapou levemente na Curva da Vitória e atingiu Constantino, que fazia a curva pelo lado de fora. O toque resultou em um furo no pneu traseiro direito de Constantino, que perdeu duas voltas entre a volta aos boxes e a operação para troca do pneu.
Nas voltas finais, a atração foi a disputa pelo segundo lugar entre Ricardo Baptista e Clemente Lunardi, que acabou em sexto depois de rodar no final da reta oposta. Baptista terminou em segundo, seguido por Valle, Marcel Visconde e seu irmão Adalberto Baptista, que obteve seu melhor resultado na categoria. Também se destacaram Guilherme Figueiroa, Esio Vichiese, Sérgio Ribas e Omilton Visconde Júnior, que completaram os dez primeiros lugares.

Nosso piloto Ricardo Baptista, segundo colocado na prova 6
“A largada foi bastante confusa. Consegui manter-me em quinto. Depois ganhei uma ou duas posições e disputei com o Tom no fim da reta, na frenagem, mas acabei perdendo um pouco o controle do carro e voltei em sétimo ou oitavo. A ideia era buscar volta a volta e andar em ritmo de classificação, tentando passar um a um, o que foi dando certo. Segundo lugar era o máximo que eu conseguiria, já que o Rosset tinha aberto uma distância confortável.”

Aguardem próxima etapa em Interlagos dia 18/06.