quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PAP: Kusudama (Bola de origami)

(Por Juliana Motzko)


Sobre a artesã:
Juliana Motzko é formada em Artes e Pedagogia, e desde pequena sempre gostou muito de desenhar, pintar e criar artes diferentes. Ela trabalha com diferentes técnicas e materiais, mas um dos prediletos é o papel. “Esse material tão simples permite-nos uma série de criações, em diferentes técnicas e isso é muito legal! E dentre essas várias opções, uma que eu amo muito é o origami”, afirma Juliana.

Sobre a peça:
A peça é um origami chamado Kusudama (bola de origami), cuja cauda (pingente / cordão) espalha toda energia e boas vibrações pelo ambiente, conforme o vento movimenta o kusudama. Existem vários tipos de Kusudama e esse é o modelo Tem Tem Temari da origamista Tomoko Fuse. O kusudama é um produto que pode ser comercializado e ofertado em qualquer época, pois simboliza paz e boas vibrações. Pode também ser usado como lembrança ou decoração de festas.

Como falar com a Juliana:
Site: http://julianamotzko.blogspot.com
Lojinha virtual: www.varaldeartes.com.br
Fanpage: www.facebook.com/lojavaraldeartes
E-mail: julianamsa@gmail.com

Material
:
• Papel para origami dupla face (utilizei papel com um lado liso e o outro estampado floral)
• Estilete.
• Régua.
• Base para Corte.

• Cola Branca PVA TekBond.

• Linha para crochet (ou fio de seda se preferir).
• Pincel (para colar).

• Pinça.

Geralmente os papéis prontos para origami vêm em formatos padronizados. Utilizei papel dupla face, com um lado liso e o outro estampado. Para obter quadrados de tamanho interessante, dividi as folhas de 15x15 em 4 quadrados de 7,5x7,5cm.  Para isso usei estilete e a base de corte. São necessários 24 quadrados para a dobradura do Kusudama Tem Tem Temari!

Passo a Passo - 'Kusudama - Tem Tem Temari'

Passos 1, 2 e 3
Vamos começar a dobrar! Dobre ao meio o quadradinho! Dobre no outro sentido também, pela metade, ficando com o papel vincado dessa forma.

Passos 4, 5 e 6
Dobre ao meio, com a parte abertinha para cima. Leve a ponta do retângulo à linha do meio, dobrando como mostra a figura. Faça o mesmo com o outro lado. Desdobre e veja os vincos criados!

Passos 7, 8 e 9
Agora leve a ponta do retângulo à linha vincada, como mostra na figura. Faça o mesmo do outro lado. Desdobre um lado.

Passos 10, 11 e 12
Conserve aquela abinha dobrada e leve a ponta do outro lado até encostar na linha dessa abinha dobrada, como mostra a foto. Faça o mesmo do outro lado! O papel ficará assim, todo vincado. Dobre as abinhas, e depois o papel sobre elas, como mostra a figura.

Passos 13, 14 e 15
Faça o mesmo do outro lado. Depois abra as abinhas e dobre-as para dentro do origami, como mostro na figura. Faça o mesmo do outro lado e o papel ficará assim.

Passos 16, 17 e 18
Agora dobre as pontinhas marcadas para dentro, escondendo o papel. Pronto! Escondida a pontinha! Faça isso com as quatro pontinhas! Veja como ficará o papel após dobrar as 4 pontinhas para dentro.

Passos 19, 20 e 21
Seu papel, reforçando as dobrinhas e vincos, ficará assim. Passe um pouco de cola Tekbond nessa área mostrada na foto. Cole e utilize uma pinça longa para ajudar na colagem. Pronto! Está feita uma pétala da flor do kusudama! Faça as 24 pétalas, seguindo os mesmos passos. O kusudama Tem Tem Temari é formado por 6 flores, sendo cada flor formada por 4 pétalas.

Passos 22, 23 e 24
Vamos colar as pétalas. Passe cola na lateral de uma pétala e uma à outra, como mostra na foto. Reforce a colagem utilizando a pinça. Espere secar. Depois de seca a dupla de pétalas, cole a terceira. Após secar, cole a quarta e última. Pronto! Acabamos de fazer uma flor! Precisamos fazer mais cinco, repetindo os mesmos passos.

Passos 25, 26 e 27
Que lindas as seis flores prontas! Vamos à montagem? Cole as flores, passando colas nas laterais e unindo como mostrado na foto. Cole mais uma, como mostra a foto. Deixe secar.

Passos 28, 29 e 30
Enquanto esperamos secar, vamos fazer o nosso cordão / pingente do kusudama. Para isso pegamos uma superfície (pode ser um celular) para usarmos como apoio e darmos umas 30 voltas de linha de crochê. Retiramos e cortamos embaixo. Depois de cortado, dobre ao meio e deixe um espaço no alto para a passagem de uma linha. Amarre com a própria linha abaixo dessa medida, assim como mostra na figura. Passa uma linha dentro do pingente, dá-se um nó e pronto! Nosso pingente está pronto para ser usado!

Passos 31, 32 e 33
Posicionamos o cordão no meio do kusudama e colamos com a cola Tekbond. Seguimos colando as outras flores, seguindo as mesmas orientações. Até colarmos a última flor! Pronto! Está pronto o seu Kusudama Tem Tem Temari!

Depois é só amarrar onde você quiser e desfrutar da beleza e boa energia que ele traz! Lindo, não é mesmo?

4 comentários:

Mariza Nunes disse...

AMEI..MUITO DELICADO!

Juliana Motzko disse...

Obrigada à Tekbond e a todos que estão curtindo o passo a passo que fiz. Adoro esse kusudama e todo o significado que ele tem. E fico feliz em ver que muita gente tá fazendo e curtindo! Qualquer dúvida, coloco-me à disposição para ajudar! Um grande beijo a todos!!!

♥ Solange ♥ disse...

Adorei o passo a passo. Vou tentar fazer Ju! ;)

Juliana Motzko disse...

Faça sim Solange!!! Quero ver depois hein!! Essa peça fica linda :)

Postar um comentário