sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Poodle em Feltro

Este passo a passo é de um dos participantes da Segunda edição da Campanha Divulgue seu Talento com a Tekbond e o Ateliê na TV. Aproveite as dicas e técnicas da Aninha e solte a imaginação. 

Sobre a artesã:

 Meu nome é Ana Cossi Mira. Sou casada, tenho dois filhos e moro em Sorocaba – SP. Sempre gostei de artesanato, mas só fazia coisas para uso próprio ou para a família. Com a chegada de meu filho caçula, decidi fazer a decoração de seu quarto. Confeccionei também as lembrancinhas do aniversário de 15 anos da minha sobrinha, entre outras poucas coisas. Pouco depois, decidi deixar meu trabalho fora para dedicar-me ao meu filho. Assim, com mais tempo livre e incentivo de toda a família, comecei a fazer chaveiros, capas para celular e marcadores de página em feltro. Não demorou pra chegarem encomendas e, hoje, tenho meu tão adorado ateliê, onde me dedico ao máximo a cada peça, depositando nelas muito amor e carinho. Com o tempo, fui conhecendo novos materiais. Escolhi usar Tekbond pelo ótimo acabamento, que é adquirido com agilidade, possui rápida secagem e é simplesmente perfeita!

Como falar com a Aninha:

Facebook: https://www.fb.com/AninhaArteemFeltro
E-mail: aninhaarteemfeltro@hotmail.com

Lista de Materiais:

Tecido (de preferência malha), aprox. 88cmx45cm
Tesoura
Linhas
Cola Adesivo Instantâneo 1,2 e 3 Tekbond
Lãs
Agulhas e alfinetes
2 botões médios
Fita de cetim (laço, aprox. 2x 18cm e coleira, aprox. 17cm)
Sianinha, aprox. 23cm
Cordão de bolinhas, aprox. 16cm
Bolinhas para os olhos
Enchimento - areia
2 meia pérolas
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MOLDE

PASSO A PASSO POODLE EM FELTRO

Passo 1, 2 e 3

Com os moldes em mãos, risque-os no tecido (dobrado ao meio) com um lápis e alfinete peça por peça. Após riscados os moldes, recorte-os com margem para costura. Costure as peças à máquina, lembrando de deixar uma abertura para o enchimento. As patas traseiras, no entanto, podem ser costuradas por completo.

Passo 4, 5 e 6

Ao tirar as peças do avesso, atente para as patas traseiras: faça um corte de aproximadamente 3cm no meio da pata. Note que o corte deve ser feito do lado oposto ao que vai a pata. Exemplo: para a pata esquerda, o corte deve ser feito do lado direito e vice-e-versa. Coloque o enchimento nas peças e lembre-se de colocar também um saquinho de areia no corpo. Feito isso, costure-as com ponto chuleado. Com um espaçamento de 1,5cm da costura central da cabeça, cole as orelhas. Cole também o rabo e as patas traseiras. Nessas, passe a cola sobre a costura feita no corte.

Passo 7, 8 e 9

Posicione as patas dianteiras no lugar (aproximadamente 2cm abaixo da ponta da orelha) e, com uma agulha grande, passe a linha de forma a atravessar o corpo da poodle, deixando as patas articuladas. Centralize a agulha no rosto da poodle, atravessando sua cabeça. Passe a linha dentro da bolinha para segurá-la e volte a agulha para o outro lado. Coloque, então, a outra bolinha e arremate. Para fazer o pom-pom do rabo, enrole a lã 30 vezes em 3 dedos. Passe a lã dupla, amarre no meio e corte.

 Passo 10, 11 e 12
Para fazer as meadas das patas, dê 15 voltas de lã em 3 dedos, corte em uma das extremidades e amarre ao meio novamente com linha (no arremate, somente puxe para que a linha se arrebente). Serão necessárias 12 meadas para cada uma das patas dianteiras e 6 para as traseiras, além de 2 para cada orelha e 3 para o topo da cabeça. Para o pescoço, precisará de 24 meadas sendo o mesmo processo das patas, porém usando 4 dedos de medida.

Passo 13, 14 e 15

Dobre a meada de lã ao meio e passe cola onde a linha o segura. Um por um, cole-os nas patas dianteiras, orelhas, pescoço e cabeça, tomando o cuidado de usar as meadas maiores para a pelagem do pescoço. Repita o processo anterior nas patas traseiras conforme mostra a foto. Por último, dobre o pom-pom ao meio e cole-o na ponta do rabo.

16, 17 e 18

Lentamente, cole a sianinha na divisão entre a lã e o pescoço até completar a volta. Centralize a fita escolhida para a coleira no pescoço da poodle e cole-a. Procure deixar a emenda para o lado de trás do pescoço. Faça o mesmo com o cordão de bolinhas, colando-o sobre a fita com muito cuidado. Para fazer o focinho, basta recortar um triângulo com as pontas arredondadas em um feltro marrom e colá-lo em seu devido lugar.


19 e 20

A boca pode ser desenhada com caneta para tecido da seguinte maneira: partindo do focinho, faça uma linha vertical e, em sua ponta, trace um arco para representar os lábios. As bochechas, por fim, podem ser feitas com um pincel comum e sombra para olhos rosa. Faça um círculo logo abaixo dos olhos, tomando cuidado para que não haja excesso de maquiagem e não manche o tecido. Se lhe agradar, faça laços e outros enfeites para que seu novo peso de porta fique ainda mais bonito.

 Peça Finalizada:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MOLDE

Um comentário:

Carmen disse...

Parabéns Ana, ficou lindinho! Bjs

Postar um comentário